Globalização
A globalização é um fenómeno multidimensional que tem vindo a reestruturar, de forma contínua, as nossas de formas de viver, individual e socialmente, e que tem impacto nos planos económico, financeiro, tecnológico, cultural, político, religioso e do relacionamento interpessoal.
Este fenómeno multidimensional tem uma influência considerável no nosso quotidiano: para além de cidadãos nacionais, somos cidadãos globais e células ativas neste fenómeno.
Fases da globalização
1ª Fase – descobertas marítimas portuguesas e espanholas
2ª Fase – Caracterizada pelo expansionismo industrial e pelas duas guerras mundiais. A revolução industrial trouxe a descoberta de novas fontes energéticas como a eletricidade e o petróleo, e a modernização do sistema de comunicações entre outros.
3ª Fase ou Fase recente – o fim da guerra fria e a queda do muro de Berlim em novembro de 1989, a China comunista abriu-se em várias zonas especiais para a implantação de indústrias multinacionais, os EUA são consagrados como potência mundial, estabelecendo a era do dólar e o inglês como língua universal.
O papel das tecnologias de informação e comunicação na globalização
A internet e os meios de comunicação social são dois excelentes exemplos de tecnologias de informação e comunicação que revolucionaram o mundo.
De um modo relativamente simples pode dizer-se que a internet é uma rede mundial de computadores, ligados entre si por linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros sistemas de telecomunicações.
Porque a internet tem um alcance e extensão que nenhum outro meio de comunicação consegue acompanhar, o seu aparecimento e rápida difusão contribuíram fortemente para o estreitamento das relações globais. Para além de ligar milhões e milhões de pessoas, a internet dá acesso, de forma rápida, a um reservatório gigantesco de informação.
Os meios de comunicação social têm também um papel importante no processo de globalização