Melatonina
Centro Universitário UNA
Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde
RESUMO
A melatonina (MEL), um derivado da serotonina, é o principal hormônio produzido pela glândula pineal.Este hormônio é sintetizado e secretado apenas durante o período de escuro, funcionando como um sinalizador, para o meio interno, dodia e da noite.A MEL melhora aqualidade sono, ao promover uma sonolência que se assemelha ao padrão fisiológico, sem efeitos colaterais, diferentemente de diversas drogashipnóticas, como os benzodiazepínicos, por isso é considerado promissor seu uso em tratamento de distúrbios de insônia.
Palavras - chave: Melatonina, Pineal, Ritmos Biológicos, Sono, Distúrbios do sono, Insônia.
1. Introdução
A melatonina conhecida quimicamente como N-acetil-5-metoxitriptamina,é o principal hormônio sintetizado pela glândula pinealdos vertebrados. Foi descoberta em 1958 pelodermatologista Aaron Lerner e recebeu este nomedevido à sua capacidade de contração dos melanóforosde melanócitos de sapos, resultando em clareamentoda pele desses animais.
A MEL é sintetizada a partir da serotonina e sua secreção ocorre exclusivamente ànoite, geralmente cerca de 2 horas antes do horário habitual de dormir variando de acordo com o cronótipo do indivíduo.
Depois de secretada pela glândula pineal é distribuída por vários tecidos corporais enão é estocada. É lipossolúvel, facilitando sua passagem através das membranas celulares, inclusive a barreira hematoencefálica. A maior parte, aproximadamente 70%, esta ligado a albumina. O fígado é responsável pela depuração de 90% dos seus níveis circulantes, sendo o principal metabólito a 6-sulfatoximelatonina que é excretada na urina.
A produção de melatonina diminui com o envelhecimento, talvez seja por isso que pessoas idosas têm mais insônias que indivíduos jovens.
A luz é o fator ambiental mais importante para a regulação da síntese de MEL e responsável pelo ritmo circadiano de sua secreção, esta