Reforma do FMI
- O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional, com sede na cidade norte-americana de Washington, que busca assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira . O FMI é administrado pelos governos de seus 188 países membros ― quase todos os países do mundo ― aos quais presta contas. Os países membros contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente. Através desta e outras atividades, tais como a vigilância das economias dos seus membros e a demanda por políticas de auto-correção, o FMI trabalha para melhorar as economias dos países.
Cada país membro detém no FMI uma cota a ser determinada com base em seus indicadores econômicos, entre eles o PIB. Quanto maior a contribuição ao FMI, maior é o peso do voto nas decisões.
A autoridade decisória máxima do FMI é a Assembléia de Governadores do Fundo Monetário Internacional, formada por um representante titular e um alterno de cada país membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.
A atual Diretora Geral da organização é Christine Lagarde, da França. Ela ocupa essa posição desde 2011.
-Propósito original: O Artigo I do Convênio Constitutivo define os principais objetivos do FMI: *Promover a cooperação monetária internacional. *Facilitar a expansão e o crescimento equilibrado do comércio internacional. *Promover a estabilidade cambial. *Auxiliar na criação de um sistema multilateral de pagamentos. *Disponibilizar recursos (com as devidas salvaguardas) aos países membros com problemas no balanço de pagamentos.
Quando, Onde e Por quê surgiu?
- O FMI foi criado durante a Conferência de Bretton Woods no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, em 1944. A reunião foi