Utilização dos Haletos
O haleto mais importante usado como solvente é o tetracloreto de carbono, CCl4, mesmo sendo um haleto muito importante e usado na medicina, ainda assim, ele é muito tóxico.
O Haleto, Benzeno-Hexa-Clorado, mais conhecido como BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida.
O Clorofórmio, CCl3 foi muito usado como anestésico em cirurgias desde 1847, na Inglaterra, mas foi substituído por causar parada respiratória nos pacientes.
Os Freons são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Depois de um tempo descobriram que eles prejudicavam o meio ambiente, destruindo a camada de ozônio e reduziram sua fabricação.
O DDT de fórmula molecular C14H9Cl5 era um importante inseticida muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, devido a sua eficiência em controlar doenças transmitidas por insetos (febre amarela, malária, tifo). Sua produção foi proibida em vários países por ser tóxico ao homem.
O Clorobenzilideno malononitrilo, mais conhecido como Gás lacrimogêneo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos.
O Cloro-etano, mais conhecido como Cloreto de etila, de fórmula molecular C2H5Cl, é um gás incolor que já foi empregado nos “lança-perfumes” em Carnavais, devido à sua ação como narcótico quando inalado.
Observação:
O termo narcótico refere-se a uma variedade de substâncias que