Química orgânica
Definição: O álcool são compostos derivados de hidrocarbonetos, reativos a substituição do hidrogênio, que possui na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilas, -OH, ligados a carbonos saturados.
Nomenclatura/Classificação: A nomenclatura dos álcoois é baseada nos hidrocarbonetos de que derivam: basta substituir a letra "o" do final por "ol". Se essa nomenclatura for ambígua quanto à posição da hidroxila, o sufixo "ol" deve ser por ela precedido.
Por exemplo, propan-2-ol indica um grupo hidroxila ligado ao carbono 2 do propano. Também pode ser escrito 2-propanol.
Em certos casos, o álcool possui outros sufixos, dependendo da quantidade de grupos hidroxila.
-ol: quando a cadeia possui apenas um grupo hidroxila.
Ex: Etanol(CH3-CH2-OH) - Diol: quando existem dois grupos hidroxila na cadeia carbônica.
Ex: pentano-1,2-diol -Triol: quando a cadeia possui três grupos hidroxila.
Ex: hexano-1,2,3-triol.
Álcoois primários: Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono primário. A fórmula geral é: Álcoois secundários: Os álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário. A fórmula geral é:
Álcoois terciários: Os álcoois terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário (ligado a outros 3 carbonos). A fórmula geral é:
Propriedades físicas: As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, pode-se dizer, são ligadas entre si pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras - as ligações de hidrogênio. Por essa razão é possível fazer uma mistura homogênea dessas substâncias. Com o aumento da cadeia carbônica, entretanto, o grupo OH começa a perder importância, pois a maior parte da molécula é um hidrocarboneto. Os álcoois então tornam-se mais viscosos, menos voláteis e menos solúveis em água. A viscosidade e a solubilidade dos álcoois em água varia se o número de hidroxilas variar. Dependendo do número de hidroxilas, os