Haletos Organicos
DEFINIÇÃO
Os haletos orgânicos são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca de um ou mais hidrogênios por um halogênio – F, Cl, Br, I.
NOMENCLATURA
A nomenclatura dos haletos orgânicos, é feita colocando-se a quantidade de halogênios, o nome do halogênio, e por fim, o nome do hidrocarboneto. Se existirem insaturação e ramificações, a numeração da cadeia principal começa o mais próximo da insaturação e não do halogênio.
Alguns exemplos: PROPRIEDADES
Os haletos orgânicos são altamente reativos e por isso são empregados como matéria-prima para preparar compostos orgânicos. Encontram-se em condições ambientes nas fases sólida, líquida ou gasosa;
• Na fase líquida são incolores, com alta toxicidade e com cheiro agradável;
• São solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água;
• Apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da massa molecular;
De acordo com o número de halogênios na molécula, os haletos podem se classificar em monoaletos, dialetos e trialetos.
PRINCIPAIS METODOS DE OBTENÇÃO
Halogenação de Alcanos: A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um haleto de alquila. Halogenação de anéis aromáticos: o benzeno e outros anéis aromáticos podem ser halogenados, em presença de AlCl3 ou FeCl3 (ácidos de Lewis). À primeira vista, acharíamos que a reação se iniciasse como na trhalogenação de um alceno ou de um cicloalcano: devido a alta reatividade de ligação , esta atacaria o halogênio simplesmente pela existência das cargar formais na molécula desse halogênio. No entando, como já vimos, os anéis aromáticos, por serem estruturas ressonantes, possuem reatividade de alcenos e cicloalcenos. Por isso é necessário potencializar essa carga formal do halogênio. Para isso, usa-se, por exemplo, o AlCl3, que age recebendo um par de elétrons de um dos átomos do halogênio.
PRINCIPAIS REAÇÕES
Os haletos