UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS HOTELEIROS
UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS HOTELEIROS VOLTADOS AO PUBLICO JOVEM.
1 BRUNO ANTUNES DE MORAES, 2 JÚLIA LEME VIEIRA
1 Aluno de Graduação do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial. FATEC-Tatuí/SP brunomoraes@outlook.com
2 Aluna de Graduação do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial. FATEC Tatuí/SP julia_leme@gmail.com
RESUMO
Atuando em um mercado que cresce em proporções exponenciais, as empresas do setor hoteleiro vêm se profissionalizando cada vez mais a fim de conquistar seu espaço no mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Foi-se o tempo que oferecer pequenos luxos era variável decisiva na hora de buscar a satisfação plena e fidelizar um cliente. O mínimo que se espera de um hotel hoje é ter ao menos o conforto que se tem em casa e o desafio de oferecer mais que isso tem se tornado cada vez mais exigível. Abordaremos nesse trabalho algumas formas de conquistar e fidelizar o público jovem, cada vez mais exigente. Utilizaremos conceitos de marketing de relacionamento, sistemas CRM, e serviços ampliados.
.
PALAVRAS CHAVE
Fidelização, marketing de serviços, marketing de relacionamento, hotelaria, sistemas CRM.
1. O MARKETING DE RELACIONAMENTO
Apesar de pouco explorado pelas empresas, o marketing de relacionamento mostra-se muito eficaz na fidelização de clientes e, tal prática deve ser associada ao planejamento estratégico como forma de aumentar a rentabilidade do negócio.
Segundo Vavra (1993), o marketing de relacionamento é o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, auditados em relação a sua satisfação e respondidos.
No cenário atual, onde o cliente é o foco de todo trabalho de marketing de uma organização, seja ela na manufatura de bens de consumo ou prestação de serviços, as empresas devem cada vez mais utilizar suas avaliações ou