Análise do filme O Operário
COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS 1
VITÓRIA DA CONQUISTA
SETEMBRO – 2013
Cleiana Campos de Lima
Fabrício Alves Ribeiro
Gilbruna Gama Ferreira
Ícaro Soares Vieira Gomes
Leandro Silva Santana
Robert Rocha Braga
Taianne Fernandes
Zaira Gabriele Santana Aguiar
ANÁLISE DO FILME “O OPERÁRIO”.
Trabalho apresentado à disciplina Tópicos Especiais 1, como requisito parcial de avaliação da 1º unidade, sob a orientação do Prof. Fabrício Vieira.
VITÓRIA DA CONQUISTA
SETEMBRO – 2013
01 - Ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho segundo Wada (1990) é basicamente o conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos que atuam direta ou indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos. Podem ser divididos em dois blocos: os que contêm fatores físicos e os que são compostos por fatores organizacionais do ambiente de trabalho. Fatores físicos são aqueles considerados pessoais, que cada indivíduo possui, tais como peso, altura e força. Fatores organizacionais podem ser definidos como as regras de uma organização, como suas normas, ambiente de trabalho, relações interpessoais na organização, cargos ocupados.
Segundo Navarro (2011), o ambiente de trabalho deve conter todas as normas de seguranças pré-estabelecidas em leis, dando a oportunidade dos colaboradores encontrarem o máximo de proteção e ao mesmo tempo, satisfação no trabalho. Assim, torna o trabalho mais gradativo e com colaboração mútua entre empresas e colaboradores.
Com essa visão da questão, pretende-se apresentar algumas considerações acerca do ambiente de trabalho encontrado no filme “O Operário” (2004).
02 - Ambiente de trabalho do filme O Operário.
O ambiente de trabalho encontrado no filme não era muito favorável para a saúde dos trabalhadores. Os ruídos eram altos e frequentes, as máquinas costumavam dar defeitos