Utilização de brinquedos no ensino de física.
UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NO ENSINO DE FÍSICA
MARINGÁ
2012
1. INTRODUÇÃO
O texto aborda a utilização de brinquedos no ensino da Física, destacando o pêndulo ou berço de Newton e o Astro Blaster como recursos capazes de trabalhar conceitos físicos.
Qualquer corpo suspenso por um eixo e capaz de oscilar é chamado de pendulo, com os pêndulos podemos entender grandezas fundamentais da física, como os movimentos periódicos e a conservação de energia. Fenômenos periódicos são utilizados desde a antiguidade para a medição do tempo, um exemplo disso são os “relógios de pêndulo”, que são utilizados até os dias de hoje.
O Astro Blaster, é um brinquedo constituído por três bolas colocadas num eixo, no qual pode deslizar uma quarta bola. Deixando o conjunto cair para o chão, a quarta bola é projetada a uma velocidade incrível. obedece a duas leis de conservação; da energia e do momento linear.
2. UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NO ENSINO DE FÍSICA
2.1. PÊNDULO (OU BERÇO) DE NEWTON:
O berço de Newton é uma engenhoca simples que consiste de alguns pêndulos simples (normalmente cinco) posicionados lado a lado, cujo funcionamento é capaz de demonstrar não apenas o funcionamento de um pêndulo simples, como também as leis de Newton e da conservação da quantidade de movimento e de energia, forças de atrito e amortecida. O berço de Newton foi inventado em 1967 pelo ator inglês, Simon Prebble, que lhe deu esse nome em homenagem ao grande cientista e matemático também inglês Sir Isaac Newton.
Quando afastamos a esfera (normalmente de aço ou de madeira) de um dos pêndulos da extremidade e o soltamos, ele desce e bate na primeira esfera ao lado dela. A energia e quantidade de movimento da bola solta é