Alegria na escola: resgatando os jogos e brincadeiras populares
Ricardo Souza de Brito
Público envolvido
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, familiares dos alunos, professores e funcionários da escola.
Objetivo
Resgatar o maior número possível de jogos e brincadeiras populares através do lúdico, utilizando sucatas e materiais recicláveis na confecção de brinquedos, envolvendo um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de história, artes e educação física com o intuito de resgatar o que foi esquecido e proporcionar aos indivíduos envolvidos o brincar natural e saudável. Descrição da proposta
As ações foram realizadas e executadas com alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prof. Hamedy Cury Queiroz da cidade de Nova Olinda, Tocantins.
A ideia é levar os alunos a pesquisarem junto às famílias e comunidade as brincadeiras, jogos e brinquedos que os mesmos utilizavam no passado.
Destacaremos os aspectos regionais, levando em consideração biomas e cultura local, buscando a identidade cultural da região norte do Tocantins.
Resgataremos o que está desacostumado, esquecido na cultura moderna, através de jogos, brincadeiras e brinquedos antigos. Aproveitando as brincadeiras, envolveremos movimentos da ginástica natural dentro da educação física e demais disciplinas.
É sabido que atualmente as crianças e adolescentes estão deixando de lado o brincar natural e passando a praticar atividades de pessoas adultas.
Através do trabalho interdisciplinar, envolvendo os professores de história, artes e educação física, os envolvidos terão a oportunidade de experimentar
os jogos e brincadeiras antigas, além de proporcionar uma vivencia motora saudável, é uma forma de difundir a cultura popular na escola e na comunidade local.
Metodologia de aplicação
Partindo do pressuposto de que a escola tem o papel importante de incentivar o uso dos jogos, brincadeiras e brinquedos populares para que esse repertório imenso