utilização de areas
Com um projeto de plantio de eucalyptos e cultivando por vários anos representará a formação de um estoque renovável de energia, e com isto automaticamente ocorrera o seqüestro de carbono porque as árvores durante o seu crescimento vão fixando o gás carbônico da atmosfera. Cada árvore de eucalipto chega ha seqüestrar até 20 kg de gás carbônico por ano, o eucalipto contribui para remoção de gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo para minimizar o efeito estufa e melhorando o micro clima local, além disso, protege os solos contra processos erosivos, conferindo-lhes características de permeabilidade, aumentando a taxa de infiltração das águas pluviais e regularizando o regime hidrológico nas áreas plantadas trazendo assim benefícios para a natureza e para as pessoas que o cultivam.
Realizando plantios com espécies de eucalyptos em área especifica para estes fins do seqüestro de CO2, além de preservar o meio ambiente considerando sua importância para a manutenção das espécies nativas, por que hoje temos uma crescente preocupação do efeito estufa causada pelo CO2 gás derivado da queima de combustíveis fósseis responsável na alteração da temperatura média global. Onde que temos alternativa que podemos queimar uma energia renovável.
Com o crescimento rápido das árvores exóticas (eucalipto) um hectare seqüestra muito mais CO2 do que um hectare de floresta temperada (nativa).
Vantagens de um reflorestamento com eucalyptos diminuir o aquecimento global, tenho um exemplo de uma área era cultivada para gado, que foi realizado plantio de eucalyptos e a partir de 1,5 anos de plantio o gado pode ser solto novamente nesta área, sem falar na paisagem que ficou muito melhor, conciliamos as 2 atividades, claro que a partir do 3 ao 6 ano vai diminuir o pasto, cabe a ter um planejamento de plantios em lotes, para continuar com o gado, porque o eucaliptos é realizado corte raso com 6 anos, para fins de energia