Iso e sua utilização na área de t.i.
UTILIZAÇÃO E APLICABILIDADE EM SOFTWARES
Adalto S. Santos, Jeverson de Freitas, Jocimar Rodrigues, Susana Zago.
Fatec – Faculdade de Tecnologia de Americana
Rua Emilio de Menezes, s/n – 13.469 - 111 – Americana – SP – Brasil
adaltods1@gmail.com, {jeedefreitas; j.jocimar; sgzago} @hotmail.com
Abstract. This article aims at presenting some concepts of ISO 9000 and its applications in the field of Software Engineering. The same standards will address to the SPICE and SWEBOK, major rules in that field.
Resumo. Esse artigo tem por finalidade apresentar alguns conceitos da ISO 9000 e suas aplicações no campo de Engenharia de Software. O mesmo irá abordar as normas SPICE e SWEBOK, as principais no referido campo.
1. A ISO
A ISO é um conjunto de normas e requisitos que permite que o desempenho da empresa seja cada vez melhor.
ISO = IGUALDADE (Grego).
Como o objetivo é que todos os países utilizem as mesmas normas, ela foi escolhida como símbolo da Organização Internacional para Normalização que fica na Suíça. No Brasil as normas técnicas são encontradas na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
As normas da Série ISO foram criadas em 1987. Em 2000 concluiu-se a 2ª revisão, definindo para Certificação de Sistema de Gestão de Qualidade uma única norma a ISO 9001. Em 2008 iniciou-se um processo de estudo sobre as normas da série ISO 9000, o que resultou em uma nova versão.
O principal objetivo da ISO 9001 é atender aos Requisitos do cliente, com eficácia aumentando a sua satisfação.
Áreas de atuação da ISO: processamento de dados, comunicações, pacotes, distribuição de bens e serviços, produção e utilização de energia, construção naval, atividades bancárias e serviços financeiros, além de ter sempre em mente a questão da evolução das necessidades com o surgimento de novos tipos de negócio.
Os intuitos da ISO são:
• Progresso mundial na liberação do comércio (necessidade de