Análise da terceirização no setor de serviços especializados e de utilização eventual na área de TI
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Análise da terceirização no setor de serviços especializados e de utilização eventual na área de TI
Aluno: Sandra AKemi Shioji Mizukosi
Disciplina: GTI
Turma: FGVON01-GES-SP16-T2_GTIEAD-30_1013
Introdução
As constantes transformações no mercado, principalmente devido as novas tecnologias e a concorrência cada vez mais acirrada, vem obrigando as organizações a ampliarem seus horizontes e procurar novos recursos que consigam manter a empresa competitiva e lucrativa.
O objetivo deste estudo é demonstrar como a terceirização no setor de serviços vem se tornando essencial para as empresas, pois muitas perceberam o quão difícil é manter o controle de todas as atividades da organização sem perder desempenho e competitividade no seu core business.
Segundo Gil (2001) a terceirização é viável para todas as atividades que não fazem parte do foco do negócio da organização, sendo assim tanto o gerenciamento destas atividades quanto os encargos de salários, passam a ser das empresas intermediárias (empresas terceirizadas). No entanto, Queiroz (1998) alerta que a relação entre contratado e contratante deve ir além da assinatura de um contrato, é necessário que se tenha uma relação de parceria.
Uma área que se destaca na terceirização de serviços é a de TI. Os altos encargos cobrados pelo país aliado aos benefícios deste tipo de terceirização tornou esta atividade bastante comum nos últimos anos.
Vantagens
A terceirização da área de TI exige que a contratada e contratante mantenham uma relação estreita, a fim de buscar as melhores soluções para a empresa. A contratante deve uma empresa de extrema competência para controlar a área de TI de sua empresa. Com isso a contratante poderá obter as seguintes vantagens com a terceirização:
Redução de gastos com a contratação de profissionais internos e com compra de equipamentos;
Rapidez na solução de falhas técnicas;