A Internet e sua Utilização na área Jurídica
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
RAFAEL FRANÇA
A Internet e sua Utilização na área Jurídica
Teófilo Otoni -Junho/2014
RAFAEL FRANÇA
A Internet e sua Utilização na área Jurídica
Trabalho de adaptação do curso de graduação da UNIPAC, curso de direito.
Orientação: Prof. Marcela Ribeiro
Teófilo Otoni -Junho/2014
A Internet e sua Utilização na área Jurídica
A introdução de novas tecnologias aplicadas ao processo tem sido vistas como um promissor mecanismo para a agilização dos procedimentos, contribuindo, assim, para a sua tão almejada efetividade. De fato, são muitos os ganhos de tempo, trabalho e recursos materiais que o uso da internet pode proporcionar a um processo judicial. Hoje, com a Globalização, há um acesso rápido a informação o que revolucionou as formas de comunicação.
Hoje em dia todos os tribunais superiores tem seus processos digitalizados, a justiça do trabalho já usa o processo judicial eletrônico, esse implemento trouxe vários benefícios como celeridade e economia processual como a intimação por meio de diário oficial, diminuição de gastos do poder judiciário com papel, armazenamento de processo entre muitos outros benefícios e facilidades para o advogado e para as partes, poderem acompanhar seus processos em casa de forma rápida.
Mas a internet traz benefícios e prejuízos também, há muitos riscos como a falta de estrutura no setor de comunicação, falta de preparo e treinamento adequados para os operadores de direito, custo elevado para a consolidação, e o pior dos danos foram as intimações via internet que não chegaram até a pessoa intimado, os advogados começaram a ingressar ações pedindo indenização de justa causa informações prestadas via internet e estavam ganhando. A perda de prazo, evidentemente, gerada pelo servidor não pode, por isso mesmo, prejudicar as partes, uma vez que não