Utilizando diferentes tipos psicológicos na solução de conflitos
Quando entramos em um processo de negociação, não podemos prever como as pessoas podem reagir a uma determinado tipo de situação, e como em um processo de negociação sabemos que as mais variados tipos de situações podem acontecer. O conflito está tão presente nos dias atuais que as vezes eles passam despercebidos por nós, lidamos com eles de maneira inconsciente.
Levando em consideração o contexto da negociação, ele pode ser visto como um processo de conflito onde as pessoas se encontram em situações ou pontos de vista divergentes. Assim um estudo sobre os diferentes tipos psicológicos permite ao profissional reconhecer qual o estilo e assim o comportamento da outra parte durante o processo de negociação, seria como prever seu comportamento diante de diferentes situações dentro do processo, ajudando o negociador a tem resultados mais efetivos.
São as experiências anteriores e as situações vividas que formam o perfil psicológico de cada indivíduo, o indivíduo tem uma natureza múltipla.
Com essa afirmação e de acordo com as atitudes comportamentais do indivíduo, separamos dois grupos: os introvertidos e extrovertidos, onde um se expõe ao mundo exterior o que se apoia em idéias de outros ( extrovertidos) e o outro seria muito reservado, concentrando-se apenas em seus próprios pensamentos.
O modelo MBTI já trata de forma mais completa isso, onde o indivíduo pode ser: extrovertido, introvertido, sensato, intuitivo, racional, emocional, julgador e perceptivo. Um negociador pode se enquadrar em dois tipos de perfis.
Sobre os diferentes enfoques sobre o uso de tipos psicológicos na solução de conflitos, pode se tratar de um conjunto de estudos onde sustentam a idéia que existam quatro tipos básicos de negociador sendo cada um deles resultado da combinação de dois dos quatro principais impulsos, vamos falar destes modelos:
1. Modelo de Jung;
Baseado em quatro estilos primários