Resenha critica
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MARTINELLI, D. P. . Negociação, administração e sistemas: três níveis a serem inter-relacionados. RAUSP - Revista de Administração, v. 41, p. 353-368, 2006.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
O texto: “Negociação, administração e sistemas: três níveis a serem inter-relacionados”, traz como ponto principal a ligação entre negociação, administração e sistemas, apresentando um panorama geral de diversas metodologias com enfoque sistêmico, baseado nos pontos considerados fundamentais para torná-lo mais abrangente e levá-lo a relações mais duradouras.
ESTRUTURA
É um artigo composto por 15 páginas, onde o autor divide sua obra esclarecendo cada item a ser relacionado individualmente e depois, ligando um nível com o outro, subdividindo cada aspecto a ser discutido, os perfis adotados, os papéis de cada tópico citado, para que, só então, relacione os três aspectos num todo.
CONTEÚDO
A abordagem inicia-se com a negociação, que tem como objetivo alcançar um resultado satisfatório durante todo o processo, atendendo os interesses dos envolvidos, buscando várias alternativas possíveis para a solução dos conflitos, utilizando-se do tempo, do poder, da informação e, principalmente, da comunicação em saber ouvir e falar no momento certo para que a negociação seja concluída com êxito para ambas as partes. Em se falando de importância, a negociação internacional têm tido, atualmente, um papel relevante no comércio exterior e nos acordos mundiais, aumentando a integração dos países, promovendo mudanças na mentalidade, na habilidade das relações internacionais, globalizando cada vez mais a economia mundial. Assim, a Administração está diretamente relacionada à negociação, já que todas as pessoas envolvidas, suas metas e seus objetivos, utilizam-se da negociação para chegar ao resultado pretendido, ou seja, durante o processo de administração, as partes,