UTA DIVERSIDADE CULTURAL FASE 1
UNINTER
PAULO DE ARAUJO SILVA RU 1131483
PORTFÓLIO- PROJETO DE PESQUISA (A REALIDADE DOS SURDOS NO BRASIL)
CARUARU 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PAULO DE ARAUJO SILVA RU 1131483
PORTFÓLIO- PROJETO DE PESQUISA (A REALIDADE DOS SURDOS NO BRASIL)
Atividade de Portfólio apresentada à UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE II, no Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Professor Me.: Paulo Martinelli
Centro Associado: Facinter Caruaru
Caruaru 2015
A realidade dos surdos no Brasil hoje
Resumo
O presente artigo apresenta um paralelo no caminho da educação de surdos. Aqui se encontrará marcas essenciais para o entender do desenrolar dos acontecimentos; além da exposição de Leis essenciais, que deram origem ao atual modelo de inclusão, será apresentado ainda relatos de projetos pedagógicos que deram certo e hoje são exemplos para a inclusão e educação de surdos.
A inclusão está descrita em Leis
Com base na Lei 10.098/2000 cuja estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a seguinte:
Lei Nº 10.436. DE 24 DE ABRIL DE 2002
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua