PORTF LIO FINAL
ELINA CAROLINA DA SILVA, RU 408660, TURMA 2013/01
PORTFÓLIO
UTA – LÍNGUA ORAL
FASE 2
CURITIBA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ELINA CAROLINA DA SILVA, RU 408660, TURMA 2013/01
PORTFÓLIO
UTA – LÍNGUA ORAL FASE 1
Relatório de Portfólio da UTA – LÍNGUA ORAL FASE 2 apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Profa. Dra. Thereza Cristina de Souza Lima.
Centro Associado: Curitiba
CURITIBA
2014
Sumário
1. A LÍNGUA E A SOCIOLINGUÍSTICA 1
2. APRESENTAÇÃO 3
REFERÊNCIAS 4
A Língua e a Sociolinguística
Toda a comunidade é formada por indivíduos, os quais se organizam formando uma sociedade, essa se origina através do instrumento da língua, que por sua vez, promove diversos recursos e métodos para os processos de comunicação e interação, sendo assim, esse instrumento chamado língua nos habilita viver em sociedade.
De acordo com Terra (1997) os componentes primordiais para uma comunicação é a linguagem, a língua e a fala e cada um deles possui uma característica própria diferente de um conceito generalizado como acredita a maioria das pessoas. A língua nada mais é do que a linguagem humana articulada que se concretiza através da fala, como, por exemplo, a nossa língua portuguesa. Para muitos de nós a língua é como se fosse algo muito simples por que já nascemos com a capacidade sensorial de aprendizado, sem precisar ir até a escola para isso, e por essa naturalidade de absorção não percebemos sua complexidade, pois a língua tem limitações para os indivíduos tanto de ordem intrínseca que é decorrente da peculiaridade estrutural e a extrínseca relativa a regras imposta pela comunidade linguística. Apesar de sua complexidade, o conhecimento de uma língua vai além de noções gramaticais, além das regras impostas por um grupo de falantes, é um saber inato, ou seja, a