Uso E Conserva O Dos Solos
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCENTE: ANALIA ARAUJO MACEDO
QUESTÕES - USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Cuiabá - MT
2015
1. Apresente e explique duas características morfológicas específicas dos Latossolos; explique como distinguir essas características em campo.
São solos minerais, não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizonte B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C.
Em campo é possível notar essas características a olho nu (observando a divisão de horizontes) e também observando a porosidade do solo, dentre outras características morfológicas, por meio de testes.
2. Dê uma explicação plausível para a ocorrência comum de latossolos em relevos com baixa declividade.
Esse fato mostra como o relevo e a rede de drenagem regulam os processos de infiltração e deflúvio, influindo na formação dos solos, pois por ter uma infiltração boa, alta porosidade não há a necessidade do favorecimento ao escoamento, se no caso não houvesse essa boa infiltração. Entao naturalmente a erodibilidade se mostra menor e a declividade se mostra menor (“menos necessária”).
3. Qual a condição necessária para que uma dada litologia origine um latossolo.
Condições litológicas de solos submetidos a consideráveis processos de lixiviação de bases ao longo do seu perfil, resultando em um perfil pedológico no qual o material encontra-se altamente intemperizado, com alteração intensa dos silicatos e concentrações de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. Nessa classe, os solos apresentam elevada acidez, onde os ácidos orgânicos ocorrem como fração mais expressiva da porção húmica visto que esta é rapidamente decomposta e lixiviada o que impossibilita uma acumulação representativa. Quando a