Aparthaid
O
Apartheid foi um regime de segregação racial total, que começou em 1948, quando o
Partido Nacional assumiu o poder, e terminou em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito presidente nas primeiras eleições democráticas. Tal regime foi sustentado pela ideia da supremacia branca.
Apartheid é um termo africanêr que significa separação e foi comumente utilizado nas discussões sobre raça e política por Nacionalistas Africânder que queriam a dominação branca na África do Sul.
A segregação existia na África do Sul desde o século 17, quando d escendentes de holandeses, franceses e alemães chegaram à África para construir uma sociedade perfeita
, no entanto, o termo só passou a ser usado legalmente em 1948 ápos as eleições gerais, quando o Partido
Nacional Reunido e o Partido Africâner venceram com a promessa de acentuar a separação entre brancos e negros.
A luta contra o apartheid levou a uma das transformações democráticas mais importantes do século 20. A transferência negociada do poder na África do Sul no início de
1990 sem um desencadeamento de um um banho de sangue racial é considerado especialmente impressionante dada a natureza violenta do apartheid e o papel crucial da luta armada na história dos movimentos de libertação.
Em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid , o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas
A vitória sobre o apartheid foi uma história de sucesso Africano, os sul-africanos forneceram a sua própria solução para o racismo institucionalizado e intolerância, criando um estado pluralista de diversidade étnica, linguística, religiosa e cultural.
Hoje, a África do Sul tem uma das constituições mais progressistas do mundo, que garante os direitos civis de toda a população humana. pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.
2. Colonização e Antecedentes do Apartheid
Em