TRABALHO A Quest O Da Pr Tica Abortiva Ao Longo Dos S Culos Pensamento Contempor Neo
3441 palavras
14 páginas
ABORTO AO LONGO DOS SÉCULOS1
A Questão da Prática Abortiva ao Longo dos Séculos
Adriana Encarnação nº 21400746
ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Professor Doutor Mostafa Zekri
Pensamento Contemporâneo
Licenciatura em Psicologia
1ºano – 1º Semestre
2014/2015
ABORTO AO LONGO DOS SÉCULOS
2
Resumo
No âmbito da unidade curricular Pensamento Contemporâneo, lecionada pelo Professor
Doutor Mostafa Zekri, foi elaborado o presente trabalho sobre a questão da prática abortiva ao longo dos séculos. A questão do aborto tem vindo a ser debatida ao longo das eras, no entanto é sempre uma atual polémica, complexa e envolve aspetos da mais alta indagação, o presente trabalho tem por objetivo dar a conhecer os sentidos e significados desta temática ao longo do tempo nas diversas sociedades, culturas e religiões.
Palavras-chave: prática abortiva, sociedades, culturas, religiões
ABORTO AO LONGO DOS SÉCULOS
3
Introdução
O aborto, tanto na perspetiva médica como na visão jurídica, é definido como a expulsão, que pode ser espontânea ou provocada, do embrião ou do feto do útero, antes do momento em que este se torna viável. O feto não é considerado viável antes das 20 semanas completas de gestação, assim, o aborto é considerado espontâneo quando é interrompido natural ou acidentalmente, e provocado, quando é causado por uma ação humana deliberada. Etimologicamente, a palavra aborto, ou seja, o termo “abortus” significa privar o nascimento, uma vez que “ab” significa privação e “ortus” significa nascimento. O termo aborto tem origem no latim “aboriri”, que significa “separar do lugar adequado”.
O aborto, segundo a Antropologia, remonta a antiguidade, existem evidências de que antigamente se provocava o aborto, dando-se fim à gestação, utilizando-se diversas técnicas, que vão desde ervas abortivas, à utilização de objetos cortantes, ou à aplicação de pressão abdominal, entre outras. Os métodos abortivos tiveram origem no século
XXVIII a.C., tendo sido descobertos