Africa do Sul, Aparthaid e Nelson Mandela
A declaração de Nelson Mandela se refere ao fato de que, em 1948, o Partido Nacional oficializou a política de segregação racial na África do Sul. Semelhante regime político - "o apartheid" - vedava o acesso da população negra e não branca em geral aos direitos desfrutados pelos brancos.
Identifique duas determinações legais que exemplificavam o cerceamento dos direitos civis dos negros na África do Sul.
O aluno deverá identificar as determinações legais que implicavam no cerceamento dos direitos civis dos negros na África do Sul sob o regime do Apartheid, dentre as quais a limitação da circulação de indivíduos negros a partir da concessão de passes; a reserva de grande parcela de terras para indivíduos brancos; a proibição de indivíduos negros viverem fora das terras para eles designadas, salvo quando fossem empregados dos brancos; a proibição de casamentos e de relações sexuais entre pessoas de raças diferentes, dentre outros.
(unifesp) Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul (1994-2000), ganhou o prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje é nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; é nome de praça em Salvador, Haia, Glasgow e em Valência; é nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge.
Essa extraordinária popularidade de Nelson Mandela deve-se, sobretudo,
a) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado pelo regime racista então vigente na África do Sul.
b) à sua campanha incansável em favor dos milhões de africanos vitimados pela Aids e deixados sem assistência.
c) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime do apartheid e ao seu desprendimento com relação ao poder.
d) à sua luta contra o imperialismo e em favor da independência de todos os países do