RESUMO Hidrografia
Aluna: Yasmin Silva Santos N° matricula: 122.120.88 Curso: geografia 4° período Prof° Andrezza Karlla
A ideia do texto é mostrar que há uma enorme quantidade de água no planeta terra porém grande parte não pode ser utilizada, pois esta poluída ou é parte salgada. E de acordo com o ciclo hidrológico, por mais que esta água evapore e venha a precipitar, ainda sim grande parte voltará aos oceanos tornando-a salgada novamente.
Deste modo o autor frisa que está se usado muito e preservando pouco de água que ainda nós resta, pois com o aumento de industrias haverá um grande aumento no uso da, e isso pode causar ainda mais escassez e preocupação com o estado que a mesma vai ficar futuramente.
A escassez de água no mundo é atribuída a desigualdade social e a falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. Com o aumento de poder sabe-se que controlar o uso da água significa deter poder. Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também aumentam a demanda pelo produto. Geralmente a população rural, tradicionalmente dependente do poço ou tanques do próprio local, porém muda-se para prédios ou casas residenciais urbanas com água encanada, e o consumo de água triplica facilmente.
A industrialização também é um grande problema, pois consome ainda mais água que a urbanização. A concentração populacional, também, gera demanda adicional, à medida que as pessoas crescem na cadeia alimentícia e passam a consumir mais carne bovina, suína, aves, ovos e laticínios, consomem mais grãos. E desse modo é preciso que produza-se mais aumentando assim o consumo da água.
Existe outro fator que também contribui com os gastos excessivos da água, a mesma ainda é um produto de baixo custo facilitando assim o seu consumo e o seu desperdício se os governos tomassem providencias e aumentasse o valor do produto para que refletisse o seu custo. A mudança para tecnologias, lavouras e formas de proteína animal mais eficientes em termos de economia de