coliformes totais
O que é botulismo?
O botulismo é uma intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal. Ocorre no mundo todo, em geral a bactéria está em conservas caseiras e muito raramente em conservas industrializadas. Pode ocorrer tanto em conservas vegetais quanto de carnes. O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação dessa potente toxina.
Há três formas de botulismo: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. Embora o local de produção da toxina bacteriana seja diferente em cada uma delas, todas as formas caracterizam-se por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais. O botulismo apresenta elevada letalidade e deve ser considerado uma emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o tratamento seja instituído precocemente através das medidas gerais de suporte em regime de hospitalização.
Quais são as causas do botulismo?
O botulismo é causado por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, um bacilo gram-positivo, anaeróbio. A principal forma de adquirir a doença é através da ingestão de seus esporos. Estes são encontrados no solo, em produtos agrícolas, como mel, em defumados, em peixes e outros organismos marinhos. Além disso, alimentos embalados a vácuo, pobres ou ausentes de oxigênio, como conservas e embutidos, também são locais em que esses esporos podem ser encontrados. Os esporos do Clostridium botulinum são amplamente disseminados no solo e daí podem contaminar os alimentos. São anaeróbios estritos e, por isso, só se desenvolvem em alimentos hermeticamente fechados, onde não haja oxigênio. Os esporos podem também penetrar em feridas e produzir a toxina, gerando o mesmo quadro sintomático.
Em bebês de menos de um ano de idade os esporos do Clostridium botulinum podem germinar e colonizar o intestino ainda imaturo, através da ingestão de mel, produzindo a