Coliformes totais e termotolerantes
Campus Sorocaba
Bacharelado em Ciências Biológicas
Disciplina de Biologia de Microrganismos Procariontes
Profª Drª. Iolanda C. S. Duarte
Aula Prática VI
Determinação de coliformes totais e termotolerantes
Grupo:
Bruna Nascimento RA: 375795
Camila Fidelis RA: 551082
Cauê Rincon Peters RA: 549789
Felipe Camargo RA: 551112
Melissa Tiyaki Gusukuma RA: 551228
Email: melissa.gusukuma@yahoo.com.br
1 - Introdução
Coliformes são bactérias Gram-negativas, baciliformes, não formadoras de esporos, aeróbias ou anaeróbias facultativas. São bacilos que compõem a microbiota normal do intestino de vários animais incluindo o ser humano. ( JAWETZ, 2000)
Os coliformes podem ser classificados em dois tipos diferentes, os coliformes totais ou não fecais, e os coliformes termotolerantes ou fecais - este segundo sendo o encontrado na flora intestinal - que suportam temperaturas mais elevadas que o grupo não fecal. (TORTORA, 2012)
A presença dessas bactérias, principalmente de Escherichia coli, são fortes indicadores usados para se identificar produtos contaminados como água mineral (DOMINGUES et al,2007) ou alimentos (FERREIRA et al,2011), ou até mesmo no controle de infecções hospitalares entre outras doenças que podem ser causadas pelo excesso destes bacilos no organismo.(JAWETZ, 2000)
A determinação do número de coliformes totais ou termotolerantes, em uma amostra - que pode ser considerado aceitável ou contaminada - se dá através da através de dois passos na montagem de uma cultura, uma onde é determinado a presença de coliformes, e um segundo onde é determinado qual dos tipos é mais dominante, termotolerante ou total. (FERREIRA et all, 2011)
2 - Objetivos
Estimar o número mais provável (NMP) de coliformes presentes em diferentes amostras.
3 - Parte Experimental
3.1 - Materiais
Bico de Bunsen
15 tubos de ensaio 99 mL de água de diluição
1 mL de leite Pera
4 pipetas
15 tubos de