uso do jornal nas aulas de história
Neste trabalho estarei falando sobre como o uso do jornal em sala de aula pode ser prazeroso e como ele pode estimular o aprendizado e a busca por novos conhecimentos. Usar o jornal em sala de aula mostra um novo caminho do pensar e agir com a leitura e a manipulação do jornal na sala de aula. Permite, principalmente para alunos, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, e os aproxima da realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos alunos, diante das informações por ele veiculadas. Assim promove, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores, ou ate mesmo jornais antigos que aproximam os alunos de fatos históricos acontecidos no passado, é isso se torna importante, pois na maioria das vezes no jornal usa se uma linguagem diferente da dos livros de história por exemplo.
Desenvolvimento
A ideia de usar o jornal como instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma ele em uma ferramenta prática para a motivação e assim aprimorar o ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro do contexto pedagógico, em alguns casos, são muito mais bem sucedidos do que se apenas usasse o livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes, o uso do jornal na sala de aula não visa apenas passar informações, mas tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, mostrar ao aluno a realidade dos problemas sociais, melhorar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e incluir o conteúdo cultural.
O uso de jornais em sala de aula melhora a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao melhorar e ampliar o vocabulário e compreensão de textos expande as informações do aluno sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e