O uso de jornais nas aulas de Historia
Os jornais são, aparentemente, fontes de informação do presente. Porém, como narram fatos que ocorreram no mínimo no dia anterior, não deixa de falar também do passado.
Ao narrar fatos, os jornalistas também fazem contribuições à História, pois seu trabalho convertido em documentos, passa a ser utilizado por historiadores no cruzamento com outras fontes de informação. Para que se compreenda o passado e suas formas de relacionamento.
Os professores podem utilizar os jornais no ensino, principalmente nas aulas de História, estimulando o aluno a produzir conhecimentos com base em diferentes atividades ou formas de interação.
Uma característica importante a ser considerada é que a narrativa do jornal geralmente é construída pela associação de textos e imagens, principalmente a fotografia. Facilitando assim a compreensão.
Quando um professor, independentemente da disciplina, leva jornais e revistas na sala deaula, ele coloca seus alunos em contato com informações atuais. Essa informações, abordadas de forma mais detalhada e reflexiva do que as informações veiculadas em telejornais , permitem apurar com detalhes um fato ou articular diferentes pontos de vista.
Ao levar o pluralismo para a sala de aula, o jornal também leva para a escola uma história truncada. É aí que entra o professor, o qual, com as opções que dispõe ou escolhas que faz é capaz de ensinar o aluno a ordenar e compreender os fatos e também aprenderá a relacionar o passado com o presente, buscando a origem dos fatos e refletir sobre as consequências daquilo que ocorre dia após dia.
Utilizar jornais em sala de aula exige, além da escolha de um eixo temático, a definição de períodos e publicações a serem pesquisados. Também é importante explicar ao aluno alguns elementos básicos que compõem os jornais, como as diferenças entre tipos de textos, reportagens, artigos, comentários, crônicas, entre outros.