Maquivel, o principe
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC-CAMPUS XII
SIRLEIDE FERREIRA SILVA
MAQUIAVEL “O PRINCIPE”
Guanambi – BA
Julho-2013
SIRLEIDE FERREIRA SILVA
Maquiavel “O Príncipe”
Guanambi-Ba
Julho-2013
Maquiavel “O Príncipe”
O PRÍNCIPE.
Maquiavel dá inicio a sua obra dedicando-a a Lorenzo II da Casa dos Médici. Seu livro foi escrito para o príncipe Lorenzo II, seus ensinamentos deixam chocado os politicamente corretos, pois ensinam o príncipe á agir com o intuito de se prolongar no poder, aonde a ética é esquecida para beneficiar a imagem do príncipe.
Cap. I: De quantas espécies são os principiados e de que modo se adquirem. Segundo Maquiavel, existe dois tipos de estado a Republica ou Principiados. Os principiados são hereditários ou novos, e apontam quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna. E a republica são conquistadas pela força ou pela sorte.
Cap. II: Dos principados hereditários.
Maquiavel não falou sobre a república e se concentrou inteiramente nos principados.
Neste capítulo Maquiavel fala que a dificuldade de se manter um Estado novo é maior do que a de se manter um Estado hereditário, pois no hereditario, o povo já está acostumado com a soberania de uma família. Se um príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa o povo. Deste modo, o príncipe respeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube.
Cap. III: Dos principados Mistos.
São principados anexados a um Estado hereditário e suas principais dificuldades são as mesmas dos principados novos.
Maquiavel mostra neste Capítulo que o povo tem sempre o desejo de mudança, desejo de melhoria. Mesmo que o príncipe tenha um