diversos
obrigado CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA•
Na corrente contínua as cargas eléctricas que a constituem se movimentam apenas num sentido, ou seja, do pólo positivo da fonte de tensão para o pólo negativo, chamado de sentido convencional. Na corrente alternada o que ocorre é diferente. Nesse tipo de corrente as cargas eléctricas ficam oscilando em um sentido e em outro. Nas residências é esse o tipo de corrente eléctrica. Ela é gerada a partir das sinas nucleares, termo eléctricas e das grandes sinas hidroeléctricas. O número de oscilações que essas cargas efectuam em um segundo é denominado de frequência.
A corrente eléctrica é um fluxo de electrões que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente eléctrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm
Os electrões e a corrente eléctrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente eléctrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.
• A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares.
Aplicando uma diferença de potencial num fio metálico, surge nele uma corrente elétrica formada pelo movimento ordenado de elétrons. No fio metálico, mesmo antes de aplicarmos a diferença de potencial, já existe movimento de cargas elétricas. Todos os elétrons livres estão em movimento, devido à agitação térmica. No entanto, o movimento é caótico e não há corrente elétrica.