Uso do controle estatistico na qualidade
PRINCÍPIOS
O Controle Estatístico do Processo (C.E.P.) é um método preventivo de controle de processo de fabricação. Procura-se dar ênfase à prevenção (evitar) dos defeitos, ao contrario da inspeção, que da ênfase a detecção ( separar) dos defeitos. Mais que um simples método para controlar o produto fabricado, permite ao homem uma participação maior no processo produtivo.
CONTROLE: Fazer com que algo se mantenha dentro de padrões estabelecidos.
ESTATÍSTICO: Usar números (dados) para obter conclusões sobre algo em análise.
PROCESSO: É o meio utilizado para se obter uma peça ou produto. Um processo envolve o operador + a máquina + o material + as ferramentas + e o meio ambiente.
O C.E.P. nos fornece dados para tomarmos ações sobre o processo de fabricação, particularmente no caso de processo de produção repetitivo, antes que comecem a ocorrer defeitos nas peças.
Hoje, mais do que uma ferramenta estatística, o CEP é entendido como uma filosofia de gerenciamento (princípios de gerenciamento) e um conjunto de técnicas e habilidades originárias da Estatística e da Engenharia de Produção, que visam garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo de produção.
Em resumo, visa o controle e a melhoria do processo.
Os princípios fundamentais para implantação e gerenciamento do CEP são: * pensar e decidir baseado em dados e fatos; * pensar separando a causa do efeito, buscar sempre conhecer a causa fundamenta dos problemas; * reconhecer a existência da variabilidade na produção e administrá- la; * usar raciocínio de prioridade (Pareto); * girar permanente e metodicamente o ciclo de controle (Ciclo PDCA: Plan, Do, Check, Action), visando a melhoria contínua do desempenho; * definir o próximo processo/etapa/posto de trabalho como cliente da etapa anterior. O cliente define a qualidade esperada; * identificar instantaneamente focos e locais de disfunção e corrigir os