Mamona
Mamona
Camila Schorn Wazlawick
Flávia Santos da Costa-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM0146) – Prática do Módulo I
20/10/12
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo mostrar sobre o cultivo da mamona, que é uma das matérias primas que derivam o biocombustivél, uma fonte de energia renovável, não poluente que só trás benefícios ao nosso ecossistema que quanto menos for poluído melhor.Para alcança-ló, pesquisamos em artigos acadêmicos e meios digitais. Nossos resultados foram que a mamona se adapta muito bem no nordeste do Brasil, com cultivo simples. Esses resultados nos permitiram concluir que a grande vantagem da mamona fica com a região nordeste do país, com o incentivo do governo ao cultivo gerando renda e empregos para as pessoas de baixa renda da região.
Palavras-chave: Biocombustível. Mamona. Cultivo.
1 INTRODUÇÃO
Combustível para ser utilizado em motores de ignição a compressão, de origem biológica não fóssil. Fonte de energia renovável, o biocombustível é derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu, e demais oleaginosas, ou de gordura animal. Produzido a partir da transesfericação.
A mamona tem como seu principal produto o óleo que é utilizado entre outras coisas para produção de biocombustível. De cultivo simples, a mamona se desenvolve em regiões tropicais e semi-áridas. O governo brasileiro incentiva o cultivo de mamona no nordeste do país como sendo uma medida de inclusão social gerando emprego e renda para as pessoas da região. No Rio Grande do Sul o cultivo de mamona é mais complexo em função do frio e das geadas, que se vierem em determinado ciclo de desenvolvimento da planta resulta na ocorrência de perdas. Também é necessário ter um cuidado com as chuvas, se vindas no final do ciclo podem atrapalhar a colheita.
Inicialmente se abordará sobre o biocombustível relatando sua importância, na