Administração
Introdução
A industria de computadores sempre buscou e buscara aumentar seu desempenho para um melhor aproveitamento das outras industrias. Todos aproveitam dos novos desempenhos que cientistas da computação descobrem e inventam, sendo eles responsaveis por um importante papel na evolução da ciência como um todo.
Para um maior poder de processamento, começou-se a usar vários processadores dentro de um mesmo sistema, surgindo assim o “sistemas com múltiplos processadores”, onde cada CPU executa suas actividades de uma velocidade normal, mas trabalhando em conjunto aumentam muito o poder de processamento.
A demanda que requer tais sistemas com poder de processamento elevado variam muito, desde modelagem de corrente de ar ao redor das asas das aeronaves até entendimento das interacções na recepção de drogas pelo cérebro.
Com o desenvolvimento da internet, surgiu a possibilidade de interligar varias computadores com um mesmo objectivo, surgindo sistemas com múltiplos processadores, mesmo que distante uns dos outros. O obstáculo em tais conexões é o sistema de comunicação, que ainda impede um desempenho superior.
O objectivo de todo sistema com múltiplos processadores, ou qualquer ligação, como de componentes electrónicos, codificadas por bits, é reduzir o tempo de envio de mensagens, reduzir a distância e aumentar a eficiência na lógica envolvida.
Existem três tipos de sistemas com múltiplos processadores:
Os mais rápidos, que tem o acesso a memória em normalmente de 2 a 50 ns. (m 1 ns, a luz percorre 29,9792458 cm exactos no vácuo pela definição do metro ), são os que tem a memória compartilhada. Nesse modelo, todo CPU tem acesso igual a qualquer parte da memória física.
Em seguida, com uma velocidade de 10 a 50 micro segundos (um micro segundo representa um milionésimo de segundo, ou 10-6 de segundo) aparece o sistema de pares de CPU- memória(FIGURA Y),