uso das tecnologias na formação contínua dos professores
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
MERCILENE PEREIRA CAVALCANTI
USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES
CAMPINA GRANDE – PB
AGOSTO/2013
Introdução
Este trabalho objetiva-se em chamar a atenção para a importância do uso das novas tecnologias na formação contínua dos professores. Para tanto, foi feito um resumo do artigo de Luís Paulo Leopoldo Mercado: “Formação Docente e Novas Tecnologias”.
Apesar de reconhecermos que a sociedade está cada vez mais tecnológica, ainda não existe uma conscientização da necessidade de incluir nos currículos as habilidades e competências para lidar com novas tecnologias.
Segundo mercado, as novas tecnologias e o aumento exponencial da informação levam a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar; o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso de utilidade na vida econômica.
Formação do Professor e as Novas Tecnologias
Na chamada Sociedade da informação, processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo.
Diante disso, uma questão é levantada na educação – Qual o papel do professor nessa nova sociedade informacional? Mercado (1998) mostra que com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza, produção de texto em língua estrangeira, elaboração de jornais interescolas.
Segundo Mercado, o professor precisa orientar os alunos sobre onde colher informação, como trata-la e como utilizá-la. O papel do professor nesta nova realidade está ligado a como ele interage com estas novas tecnologias,