A linguagem de Deus
Graduação no curso de fisioterapia
Manoela de Abreu
Recursos terapêuticos- Tração cervical.
Uberaba – MG
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Graduação no curso de fisioterapia
Recursos terapêuticos- Tração cervical.
Trabalho apresentado pela aluna: Manoela de Abreu, como avaliação parcial da disciplina de Recursos Terapêuticos I, sob orientação do professor Nuno, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Uberaba – MG
2014
1. INTRODUÇÃO
A coluna cervical se localiza no pescoço entre a parte inferior do crânio e a superior do tronco no nível dos ombros, é composta de sete ossos sobrepostos que são as vértebras. São chamadas de C1 a C7 (C1 e C2 atípicas), sendo C1 (atlas) a primeira vértebra da coluna cervical e a mais larga também; que junto com a C2 (áxis) a única que possui um processo odontóide (“dente”) se articulam e são grandes responsáveis pelo movimento de rotação cervical. Estas estão unidas por estruturas chamadas ligamentos, músculos e por elementos que preenchem o espaço entre elas são os discos intervertebrais. No interior da coluna cervical encontramos o canal vertebral por onde passa a medula espinhal, que comanda todos os nossos movimentos e sensações, ela é o nosso elemento de ligação corporal com o meio ambiente. Nesta região a medula emite 8 raízes nervosas que se ramificam para a cabeça, pescoço, membros superiores, ombros e parte anterossuperior do tórax. A região cervical é dotada de grande mobilidade e é devido a esta mesma mobilidade que ela sofre mecanicamente pelos esforços que é submetida no trabalho e na vida diária.
2. TRAÇÃO
Tração é o ato de esticar ou puxar, ou uma força de distensão. Geralmente para alongar uma determinada parte ou separar duas ou mais partes. Na fisioterapia, a tração é geralmente usada na coluna cervical ou lombar, com a esperança de