relatório
1) Ambos os detectores, sólido e gasoso, convergem para o mesmo sistema de leitura da radiação. Explique, genericamente, esse funcionamento.
O denominador comum de todos os dispositivos usados na prática da Medicina Nuclear contemporânea, para calibração das doses administradas, monitoração de área e obtenção de imagem é a conversão da radiação ionizante em energia elétrica.
2) Quais as principais aplicações dos detectores gasosos em MN?
- O contador Geiger-Müller é um tipo de detector gasoso e tem sido muito empregado na procura de minerais radioativos. Na Medicina Nuclear, aplica-se em mensuração de Taxa de Exposição e rastreamento de contaminação
- O curiômetro é um detector de radiação do tipo Câmara de Ionização Básica capaz de mediar a atividade de vários radioisótopos utilizados nas rotinas de exames
3) De que forma a radiação gama que emerge do paciente é transformada em imagem cintilográfica? Como o detector sólido participa desse processo?
4) Qual a função do colimador durante a formação das imagens cintilográficas?
O colimador é a primeira parte da gama-câmara potencialmente encontrável pelo fóton ao sair do paciente. O objetivo do colimador é definir o campo de visão geométrico do cristal e a direção específica de entrada dos fótons para incidir no cristal.
5) Por que as imagens PET realizadas com FDG são indicadas para pesquisa de tumor?
O FDG é utilizado como análogo da glicose, isto é, ele imita esse açúcar dentro do organismo. Pois o tumor obtém energia do metabolismo da glicose, e então a captação de Fluordesoxiglicose torna-se um marcador do metabolismo e da viabilidade do tumor.
6) Como a Radiação Beta Positiva é transformada em Radiação gama durante a formação da Imagem PET?
PET é um tipo de tomografia possível apenas por que ocorre a aniquilação dos pósitrons com subseqüente emissão de radiação gama.
7) Cite 3 vantagens do PET quando comparadas ao SPECT.
- maior