Urbanização Parelheiros
Bacia do Rio Caulim
LOCALIZAÇÃO
Bacia do Rio Caulim, bairro de
Parelheiros
Zona Sul do distrito de São Paulo
ESTUDOS PRELIMINARES
Setorização da área existente. Extração das áreas a serem preservadas áreas urbanas e do ecossistema natural biológico. Identificação das áreas onde haverá intervenção.
DIRETRIZES GERAIS A SEREM
ADOTADAS: BACIA DO RIO CAULIM
Criaremos um cinturão urbano no entorno de uma matriz onde haverá espaço para pesquisa de domínio público, a fim de conter a expansão urbana sobre as APPs, preservar ecossistema da região, conscientizar a população e demonstrar a importância de tais atividades na região.
Corredores interligarão essa matriz a outras matrizes a serem protegidas em outros pontos do bairro de Parelheiros e Marsilac.
Recuperar as nascentes de rios propondo parques lineares e relocando os habitantes das
DIRETRIZES GERAIS A SEREM
ADOTADAS
DIRETRIZES GERAIS A SEREM
ADOTADAS: O RECORTE
Abrigar previsto crescimento populacional de
50.000 habitantes num prazo de 20 anos, propondo projetos residenciais para as diversas classes que ali poderão residir, visando o estilo de vida sustentável.
Prever equipamentos sociais, de saúde, lazer, educação e serviços, que atendam a nova demanda populacional.
ÁREA DE INTERVENÇÃO 1 LOCALIZAÇÃO
Com a intenção de interligar o bairro à grande São Paulo, reativaremos a linha férrea existente, com o intuito de atender a mobilidade urbana da nova área de uso residencial proposta.
81. 386 hectares que serão destinadas a aproximadamente 4 hectares às quadras residenciais para classe B, 33 hectares à classe C, 12 hectares à classe D e os 51.337 hectares restantes à equipamentos e parques urbanos.
ÁREA DE INTERVENÇÃO 2 LOCALIZAÇÃO
Ainda como partido a ligação do bairro à grande São Paulo, escolhemos como um segundo ponto de intervenção a região próxima à Avenida Sadamu Inoue que era destinada ao uso de chácaras, fechando