História de Capela do Socorro SP
Resumo
É formada pelos distritos de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, com uma superfície de 134 Km², que corresponde a 8,8% do território do município. Cerca de 90% de seu território está inserido em área de proteção aos mananciais responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da região metropolitana de São Paulo.
Processo de urbanização
A montagem do sistema hidrelétrico de São Paulo foi de fundamental importância para seu desenvolvimento. Com a energia fornecida pela Usina Edgard de Souza em Santana do Parnaíba concluída em 1901,a capital de São Paulo começou a desfrutar de bondes e iluminação elétrica. Ambos instalados pela The São Paulo Trainway, Light and Power Company, mais conhecida por Light São Paulo. Também surgiram as primeiras indústrias.
Com o crescimento urbano e a industrialização, aumentou muito o consumo de energia, levando a Light a procurar novos locais para instalação de usinas hidrelétricas. Surgiu então a ideia de represar os rios nascidos no planalto, que correm para o interior e não para o mar, mudando-lhes o curso e fazendo-os cair do alto da serra do mar para a usina hidrelétrica embaixo. Em 1927,com a Usina de Cubatão em funcionamento, a Light viu que retificando, canalizando e invertendo o curso do Rio Pinheiros, poderia usar as águas do Rio Tietê e aumentar a capacidade de geração da represa.
Estas obras agregaram uma valorização do espaço, da várzea do rio canalizado. A Light se beneficiou disso, mas as obras de retificação do Rio Pinheiros levaram 30 anos, e quando ficaram prontas em 1958 já não atendia a necessidade de consumo de energia da cidade.
A Represa de Guarapiranga, inicialmente construída para geração de energia elétrica, perdeu sua função com a construção da Billings, e em 1928 passou a ser usada como fonte de água potável para a região sul de são Paulo.
Na década de 30 o município de Santo Amaro foi anexado a cidade de São Paulo. No decreto de anexação, considerava-se