Zona norte
Dá-se genericamente o nome de Zona Norte de São Paulo à área do município de São Paulo situada ao norte do Rio Tietê, com exceção do distrito de Jaguara. Oficialmente, distinguem-se as seguintes zonas: • Zona Nordeste de São Paulo • Zona Noroeste de São Paulo
No entanto, pela divisão de zonas geográficas adotada pela prefeitura, considera-se Zona Norte como sendo a região das subprefeituras da Zona Nordeste. As demais subprefeituras localizadas no eixo setentrional do rio Tietê, como Freguesia do Ó, Pirituba e Perus, fazem parte da Zona Noroeste. Apesar da localização e proximidade com os distritos da região Nordeste, o distrito de Jaguara é administrado pela Subprefeitura da Lapa, sendo assim pertencente à Zona Oeste da cidade.
Na divisão da SP Trans, empresa que administra o transporte coletivo da cidade, os ônibus da Zona Nordeste têm cor azul escura, e os da Zona Noroeste, cor verde clara.
Características
Historicamente a região servia de acesso a cidades vizinhas, seja por ferrovias, caso da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí ou via terrestre, como no Caminho de São Paulo ou na Estrada Velha de Campinas. Em sua formação era povoada por sítios e chácaras que abasteciam a cidade com alimentos. Seu desenvolvimento parcial ocorreu somente no século XX através da construção do Tramway Cantareira.
Situa-se nesta área da cidade o Aeroporto Campo de Marte, o primeiro da cidade e o quinto mais movimentado do país; o Complexo do Anhembi, um dos maiores centros de exposições do país, onde é realizado o Carnaval Paulistano; o Terminal Rodoviário Tietê, o maior do país; o Shopping Center Norte, o mais movimentado da cidade; o hotel Holiday Inn Anhembi, o maior do país; o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município, além da Serra da Cantareira e do Parque da Cantareira, a segunda maior floresta urbana nativa do mundo. Devido aos seus 12 parques, a zona possui 4,67 m² de área verde por habitante, o que supera todas as regiões da