Zona Norte - processo de formação histórica
Quais os principais processos responsáveis por essa ocupação? Como ocorreram em relação à expansão das atividades industriais, das atividades centrais, dos bairros de moradia e ao processo de metropolização em geral? Quais as principais transformações ocorridas na área? Em relação a essas transformações, quais os principais períodos e suas características?
A Zona Norte engloba as subprefeituras da Santana-Tucuruvi, da Casa Verde, da Vila Guilherme-Vila Maria e do Jaçanã-Tremembé. A área de estudo localiza-se na subprefeitura de Vila Maria que está dividida em três distritos: Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros somados representam uma área de 26,4 km², habitada por mais de 302 mil pessoas. Há também parte da área estudada na subprefeitura de Santana-Tucuruvi que é dividida nos distritos de Santana, Mandaqui e Tucuruvi, com 34,7 km e aproximadamente 325 mil habitantes.
A região norte foi descoberta e colonizada por portugueses e em sua formação era povoada por sítios e chácaras que abasteciam a cidade com alimentos. Seu desenvolvimento parcial ocorreu somente no século XX através da construção do Tramway Cantareira que ligava o bairro da Luz, no centro, até Guarulhos. O Tramway da Cantareira, implantado para a construção do reservatório de água no alto da serra, incentivou o surgimento de numerosas chácaras no início do século XX, que produziam hortaliças e serviam também como local de descanso e férias. O loteamento da região teve início nas décadas de 1920 e 1930, mas a ocupação dos lotes não acompanhou esse ritmo. Bairros como Mandaqui, Tremembé e Tucuruvi se formaram no entorno das estações do trem.
O Tucuruvi manteve aspectos rurais durante muito tempo. Até 1966, o trem da Cantareira ainda era um dos únicos meios de transporte dos seus moradores. Em 1940 a substituição da antiga Ponte Grande pela Ponte das Bandeira serviu como mais uma ligação com o centro da