Implantação do proeja no ifrn zona norte
ÁLVARO LUÍS DE OLIVEIRA
MARIA DO SOCORRO FREIRE
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade precípua desenvolver reflexões sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal – Zona Norte, tendo como foco de discussão as perspectivas e os dilemas do funcionamento do primeiro Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática na modalidade Educação de Jovens Adultos dessa Instituição. Por meio do presente trabalho de investigação, procurou-se conhecer a realidade social desse programa, a partir do desenvolvimento de pesquisas bibliográficas e empírica – sendo esta realizada com o uso de entrevista com os 09 alunos concluintes do referido curso. Daí extraiu-se a vivenciada cotidiana dos alunos no curso, mas, também, os desafios e as dificuldades de manutenção e permanência desses alunos que não tem conseguido almejar uma formação integral e de resgate da cidadania.
Palavras-chave: PROEJA - Formação Integral.Educação de Perspectivas.
1 INTRODUÇÃO
A EJA, em sua longa trajetória prioriza a inclusão social, política, cultural. Hoje a EJA pode se pautar na educação como direito, consideração ao grande esforço que jovens e adultos fazem para voltar à escola, para garantir seu direito à educação, ao trabalho à cidadania e à inclusão social. (ARROYO, 2005).
O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), enfatizando as perspectivas e os dilemas enfrentados