A qualidade da escola
Disciplina: Gestão Escolar II
Natasha Marinho Garcia - 34844
Silvia Helena Boaventura da Cruz – 34689
Texto II: A qualidade da escola – MEZOMO João Catarin
Ideia principal do texto:
Neste texto, Mezomo se preocupa muito com a funcionalidade da escola de maneira geral, para ele a escola deve funcionar como uma empresa, trabalhando com um nível alto de qualidade e com eficiência. O professor ao cumprir o seu papel, não se limita em transmitir uma informação e sim mediar o conhecimento ate o conhecedor, na qual ele irá capacitar o aluno para transformar a informação em fonte de saber, fazendo do estudante um cidadão consciente de suas obrigações e direitos.
Portanto, a escola fazendo e cumprindo o seu papel de revolucionária modificando a vida dos indivíduos, através de uma politica envolvente, eficaz e democrática.
Um caminho para obtenção do sucesso é adotar o sistema de cooperação, envolvimento, afinidade, simpatia entre alunos e professores, funcionários, direção e coordenação. Estimular os alunos através de elogios, incentivos e reconhecimento é um fator importante que poderá ajuda-lo a conquistar confiança em si, cada vez mais cedo, e assim poderá haver mudança de pensamento do aluno que verá a escola com mais carinho.
A função dos alunos nesse processo deve estar claro e ele deve estar ciente da importância da sua participação, pois para conseguir completar sua aprendizagem, é necessário o seu esforço, dedicação e interesse.
Mas, é necessário entender que a qualidade é um processo contínuo e permanente e para o sucesso ser constante é necessário dedicação, renovação e comprometimento principalmente da equipe gestora.
A qualidade do ensino é um dos fatores que impulsiona e fortalecer o desenvolvimento país, isso por que ocorrendo a mudança de visão dos alunos eles passam a serem mais racional, independente intelectualmente, mais analítico e possuir uma voz ativa.
Segundo o autor, o processo de