Pensando em uma escola de qualidade
Ao se pensar em uma escola de qualidade, precisamos entender que a escola é uma instituição que faz parte de um sistema aberto, sendo assim, ela envolve vários indivíduos, tais como: profissionais, servidores, alunos e suas famílias e não podemos esquecer da comunidade que a cerca.
Uma escola de qualidade necessita de um espaço físico adequado, prático, funcional e agradável. Além disso, é fundamental que esta instituição tenha uma equipe de profissionais voltados para um objetivo comum. O objetivo comum da escola deve estar voltado para os alunos, promovendo seu desenvolvimento intelectual, cultural e social, além de formar estes alunos em cidadãos capazes de produzir suas próprias opiniões e de criticar, questionar.
É fundamental que a equipe de profissionais da escola tenha ética, técnica e cidadania, pois só assim será possível fazer com que este sistema funcione com qualidade.
Para o funcionamento adequado este sistema é necessário um líder, um gestor competente que lidera sua equipe com a participação de todos, pois aquele que não participa, não tem comprometimento. Além disso, este líder tem que ser justo, imparcial, flexível, humilde, honesto, sensato, sensível e ao mesmo tempo enérgico.
Esta equipe deve entender que a escola é um sistema aberto, onde deve haver a interação de todos. As funções (administrativas, burocráticas, pedagógicas, orientação e supervisão) devem ser divididas e cada componente deste sistema tem que ter consciência do seu valor e desempenhar suas funções com comprometimento e dedicação, pois a função de todos os funcionários, desde o porteiro, faxineiro, aos professores, e diretores é de EDUCAR.
Os professores, por estar mais ligados aos alunos, estes têm além da missão de ensinar, transmitir conhecimentos, devem estar sensíveis e observar seus alunos, pois muitas vezes, são os professores que descobrem possíveis conflitos e problemas familiares dos