A Escola de Qualidade para Todos
Referência: Candido Alberto Gomes Aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro: v.13, n.48, p. 281-306, jul./set. 2005
-Sociologia da educação.
-Economia da educação.
-Sociologia da escola.
-Democratização da educação.
-Professores.
-Sociedade dos adolescentes.
-Clima escolar.
-Gestão escolar.
● “A pesquisa educacional apresenta hoje abundantes constatações sobre como construir uma escola de qualidade para todos.
Este trabalho se concentra em aspectos selecionados das diferenças entre escolas e dentro das escolas, com base na literatura nacional e internacional, embora mencionando a importância das origens sociais dos alunos, gestão educacional, avaliação e trajetórias curriculares.” (p. 281).
● “Um dos maiores desafios da história da educação é organizar uma escola que seja, ao mesmo tempo, de qualidade e democrática” (p. 282).
● “De fato, o sistema educacional está divididoem camadas: primeiro, abrem-se as das diversas redes, depois de órgãos gestores regionais e locais; em seguida, as diferentes escolas e, nestas, as diversas turmas, com os seus variados professores e, por fim, os grupos de alunos, com adesão maior ou menor aos objetivos da escola. Desta forma, orientações e normas não passam com facilidade de uma para outra camada.” (p. 283).
● “As avaliações internacionais têm evidenciado que as diferenças de rendimento discente são com freqüência tão amplas entre países quanto entre as escolas do mesmo país.” (p. 283).
● “No caso, para facilitar a análise, supõe-se que a escola seja uma “caixa preta”, com um funcionamento de certo modo mecânico, conforme a metáfora antes indicada.
Assim, calcula-se o impacto de livros didáticos e laboratórios sobre a aprendizagem, mas não se consegue conhecer com maior precisão como tais recursos são usados e se são usados