Não temos dúvidas de que todos os indivíduos têm direito a uma educação de qualidade. no entanto, a dúvida que mais preocupa é como construir essa escola inclusiva, de qualidade para todos.
Atividade Supervisionada de PEDAGOGIA II
Fundamentos e Metodologias do Ensino Especial - Área Física e Visual
Ubiratã
2012
A música para os cegos no decorrer da história.
"É preciso traçar os padrões de uso de metáforas e dos usos simbólicos da deficiência para determinar onde e como emergem, e como funcionam nos diferentes gêneros artísticos, nas culturas e nos períodos históricos" a música tem um significado geralmente atribuído à deficiência, seja de condição pessoal mais do que questão social, de sofrimento individual mais do que uma condição política. Quando indivíduos deficientes fracassam na escola, no trabalho ou no amor, o fracasso é atribuído à deficiência, ela própria vista com um obstáculo ao bom desempenho, ou à fragilidade psicológica do deficiente, ou à sua falta de resiliência, sua incapacidade de "superar" os infortúnios.
Do ponto de vista de produção de conhecimento, podemos afirmar com razoável grau de segurança que estudos sobre a temática do músico cego são muito mais numerosos que estudos sobre artistas visuais surdos, a despeito do movimento relativamente recente da comunidade surda de desencavar biografias de artistas surdos do passado e de estudar as produções plásticas da comunidade surda como evidências de afirmação e resistência. Os estudos recentes sobre a música e cegueira se inserem em diversos campos de conhecimento, incluindo medicina, psicologia, antropologia, música e educação musical, entre outros. Na medicina, encontram-se trabalhos que estudam neuroimagens de funções cerebrais de músicos cegos congênitos como evidência da plasticidade cerebral, partindo principalmente das competências de discriminação comparando os resultados de exames de neuroimagem (ressonância magnética funcional) do sujeito cego com formação musical e ouvido absoluto aos de cinco músicos videntes com ouvido absoluto, os pesquisadores puderam