TRABALHO FACULDADE
educação segregada à educação inclusiva:uma brevereflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação inclusiva.
Castanhal/Pará
2015
carla emanuelle da silva mesquita
educação segregada à educação inclusiva:uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação inclusiva.
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade, Educação e Cultura.
Prof. Wilson Sanches
Castanhal/Pará
2015
RESUMO O texto repassa a ideia de que o processo de evolução no trato do deficiente ocorreu em fases, nas quais se buscou inicialmente, o atendimento efetuado mediante a segregação, passando para a integração e atualmente a inclusão. Porém, essas fases não se processaram ao mesmo tempo, e nem com todos os indivíduos. Mesmo sendo a inclusão um movimento que visa construir uma sociedade para todos, não se pode perder de vista que, antes de tudo, é uma questão de direitos humanos, que defende a não segregação de nenhuma pessoa em consequência de sua deficiência, de sua dificuldade de aprender, de seu gênero ou mesmo pertencer a uma minoria étnica. Destaca-se como ponto essencial, dos que atuam o conhecimento das necessidades especiais do individuo a ser atendido, o que consiste em uma questão fundamental para que este processo aconteça realmente. No entanto, para conseguir um ambiente favorável a inclusão, não basta ter conhecimento das diversidades, do que precisa ser trabalhado, ou do que a criança já possui de conhecimento, como também, é preciso saber respeitar suas limitações, reconhecendo suas diferenças e ressaltando suas potencialidades. Por mais adequada que esta forma de proceder possa parecer, a