Biofisica da respiração
FACULDADE ALIANÇA
Curso: Fisioterapia Bloco II
Disciplina: Biofísica Prof. Manoel Pinheiro
Biofísica da Respiração
Acadêmico: Naiana Silva
Teresina-PI
Novembro de 2011
Introdução
A respiração é a seqüência de eventos que resulta na troca de oxigênio e dióxido de carbono entre a atmosfera e as células do corpo, os animais necessitam desse oxigênio para a manutenção dos processos metabólicos e bioquímicos que garantem a vida. O sistema respiratório funciona com o sistema circulatório de fornecer o oxigênio e remover os resíduos do metabolismo, ele também ajuda a regular o ph do sangue. Os gases trocados a nível pulmonar são transportados pelo sangue e, nas células o oxigênio é usado para a produção da água endógena processo chamado de respiração celular. Por isso a troca de gases ao nível pulmonar é também chamada de respiração externa.
Objetivo
Essencialmente o sistema respiratório consiste na absorção pelo organismo de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante das oxidações celulares e conseqüentes trocas gasosas, fazem-se necessário o estudo das formas de absorção do organismo para com esses gases os músculos envolvidos na mecânica de absorção e o mecanismo de força e pressão na cavidade pleural.
Conclusão
Ao longo da construção deste trabalho podemos observar o tão fantástico é o nosso meio de produção de energia através das trocas gasosas envolvidas em tal mecanismo, sendo assim não deixamos de salientar a importância do estudo da Biofísica, sendo a mesma que estuda os fenômenos biomecânicos da