Biofísica da respiração
O pulmão tem como função possibilitar que o oxigênio se mova à partir do ar para dentro do sangue venoso e o dióxido de carbono se mova para fora. Ele metaboliza alguns compostos, filtra materiais tóxicos da circulação, e atua como um reservatório de sangue.
Divisão Anatômica → vias aéreas superiores e inferiores.
Divisão Funcional
→ Zona Condutora: nariz, nasofaringe, laringe, traquéia (principal via de condução), brônquios e bronquíolos. Estruturas que funcionam levando o ar para dentro e para fora da zona respiratória, aquecendo, umidificando e filtrando o ar antes de ocorrer a troca gasosa. As vias condutoras são revestidas de células ciliadas e secretoras de muco, que servem para remover as partículas inaladas.
→ Zona Respiratória – inclui os ductos alveolares e sacos alveolares; são evaginações em forma de bolsas. Suas paredes possuem fibras elásticas e são revestidas por células epiteliais, pneumócitos dos tipos I e II (células alveolares). Os pneumócitos do tipo II sintetizam o surfactante pulmonar. Os alvéolos contém células fagocitárias, macrófagos alveolares, que mantém os alvéolos livres de poeira e detritos, por não ter cílios para realizar este serviço.
Os pulmões podem ser expandidos e contraídos pelos seguintes mecanismos:
→Movimento de subida e descida do diafragma, que alarga ou encurta a cavidade torácica.
→Elevação e abaixamento das costelas para aumentar e diminuir o diâmetro anteroposterior da cavidade torácica.
CENTRO RESPIRATÓRIO:
É dividido em 3 grupos de neurônios
_ Grupo Dorsal Respiratório, localizado na região dorsal do bulbo, responsável pela inspiração.
_ Grupo Ventral Respiratório, localizado na região ventrolateral do bulbo, responsável tanto pela expiração quanto inspiração, dependendo dos neurônios que são estimulados.
_ Centro Pneumotáxico, localizado dorsalmente na região superior da ponte, controla tanto a freqüência quanto o padrão da respiração.