Biofísica da respiração
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO
TERESINA, 20 DE NOVEMBRO DE 2012.
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO
RELATÓRIO APRESENTADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA.
TERESINA – PI
20/11/2012
SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 4 2 – DESENVOLVIMENTO 5 3 – CONCLUSÃO 11 4 – REFERÊNCIAS CONSULTADAS 12
1 – INTRODUÇÃO
A respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química armazenada nos alimentos e utilizar essa energia nas diversas atividades metabólicas do organismo. De uma maneira geral, a respiração pode ser considerada um processo global de captação, transporte e utilização de O2 e troca de CO2 com o ambiente e este processo incluem os processos ambientais, a ventilação, a difusão, o transporte de gases e ainda a respiração celular. O objetivo geral da respiração é o fornecimento de oxigênio aos tecidos do corpo.
O funcionamento do Sistema Respiratório é simples, e se faz em um ciclo de dois hemiciclos- inspiração e expiração. Na Inspiração o ar atmosférico é aspirado para uma estrutura bem permeável, o pulmão, onde entra em contato com o sangue. O2 é absorvido. Na Expiração o ar pulmonar é expelido para o ambiente, carreando o CO2 e outros componentes para fora. Com a sequência Inspiração-Expiração, o aparelho respiratório realiza a troca rápida de O2 x CO2 no pulmão. A circulação se encarrega de levar O2 aos tecidos e trazer CO2 ao pulmão. (HENEINE, 2003).
Esse esquema bastante simplificado é efetivo em manter a homeostase do meio interno, funcionando em estado estacionário, com entrada de alta entalpia, e saída de alta entropia (HENEINE, 2003).
Para se entender a Biofísica da Respiração faz-se necessário a compreensão de alguns mecanismos tais como: volumes e capacidades pulmonares, seus determinantes e finalmente