biofisica da respiracao
Ventilação Pulmonar
É dividida em duas partes, são elas:
Inspiração
Respiração
Inspiração é o que promove a entrada de ar nos pulmões, dar-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
Ex: O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna, forçando o ar a entrar nos pulmões.
Expiração é o que promove a saída de ar dos pulmões, dar-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostas.
Ex: o diafragma eleva-se e as costelas abaixam o que diminui o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar sair dos pulmões.
Slide
Transporte de gases respiratórios.
O transporte de gás oxigênio esta a cargo da hemoglobina, que são proteínas presentes nas hemacias.
Cada molécula combina com cada molécula de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.
Slide
Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas emacias, onde se combinam com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico é liberado pelo ar (processo chamado de hematose).
Hematose: É a troca de gás oxigênio pelo gás carbônico nos alvéolos.
Nos tecidos ocorre o processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo liquido tissular, atingindo as células. A maior parte do gás carbônico é liberado pelas células. A maior parte do gás carbônico é liberada pelas células no liquido tissular com cerca de 70 %.
Com cerca de 28% do gás carbônico é liberado pelos tecidos. Associam-se a própria hemoglobina formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.
OBS: O monóxido de carbono é liberado pela queima de combustíveis fosseis e pela fumaça dos cigarros, entre outros, combina com a hemoglobina de uma maneira mais estável do que o oxigênio formando o carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina fica impossibilitada de transportar oxigênio, podendo