Fisica Experimental II - Pendulo
PENDULO SIMPLES.
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA.
PENDULO SIMPLES.
Turma: 3089 (Sábado)
Relatório Experimental da disciplina de Física Experimental 2
Professor: Thiago Alvarenga em Setembro de 2014.
SUMARIO
1 RESUMO 4
2 INTRODUÇÃO 4
3 OBJETIVO 5
4 ESQUEMA DE MONTAGEM 6
5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
6 DISCURSSÃO 7
7 REFERENCIAS 8
1 RESUMO
O pêndulo simples trata-se de um fio leve e inextensível de comprimento L, o qual tem em sua extremidade uma massa pontual m, enquanto a outra extremidade é fixa de certa forma que permita a livre oscilação do sistema. Ao deslocar o pêndulo da sua posição de equilíbrio, este oscila sob a ação da força peso da massa m, bem como da força tração (T). Em ângulos de pequenas amplitudes, obtemos o período
2 INTRODUÇÃO
O pêndulo simples é um sistema ideal, constituído por uma massa presa à extremidade de um fio extensível e de peso desprezível. Que tem a outra extremidade associada a um eixo, em torno do qual é capaz de oscilar. Na figura temos um pêndulo de massa m e comprimento .
O pêndulo simples realiza movimento oscilatório e periódico. A amplitude do seu movimento é igual ao ângulo formado com a vertical quando o pêndulo está numa posição extrema.
Se levarmos o pêndulo até uma posição fora do equilíbrio, e o soltamos, ele irá oscilar por ação de uma força restauradora.
Na próxima figura temos um esquema das forças atuantes sobre a massa m. A componentes das força-peso, Py=Psenθ e Px= Pcosθ , isto é, a responsável pelo deslocamento.
:
T=2π logo, para o pêndulo simples teremos:
T=2π T=2π
Analisando a última equação tiramos as seguintes conclusões:
1 - O período de um pêndulo simples independe da amplitude.
2 - O período de um pêndulo